Seguindo com a temática de abordar softwares estatísticos com que eu tive contato, vou falar agora sobre o SPSS.
Seu nome vem de Statistical Package for the Social Sciences - pacote estatístico para as ciências sociais, pois foi primeiramente desenvolvido e aplicado nesta área de conhecimento.
Sua interface é muito mais simples, pois o ambiente de clique e resposta é bem desenvolvido. Também é possível trabalhar com sintaxe e programar os comandos desejados.
SPSS é um software pago e atualmente é de posse da IBM. A versão de estudante tem a duração de 30 dias e deixa experimentar grande parte das funções básicas.
http://www.spss.com.br/ - Site oficial
http://stat.med.up.pt/ch1_1.html - Tutorial inicial