segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Software Estatísticos: R

Vou começar agora a falar sobre softwares estatísticos com que eu tive contato, tanto na faculdade quanto na minha vida profissional. Estes softwares são mais focados em aplicação de métodos estatísticos, por mais que eles possuam outros métodos. Softwares como Microsoft Excel tem muitos das ferramentas e técnicas estatísticas, mas não é o melhor programa para se utilizar a não ser que o intuito seja apenas educacional.

O primeiro software que eu vou abordar é o R, que na verdade é linguagem de programação e ambiente de programação. Sua interface é por linha de comando, o que pode assustar e desincentivar seu uso, mas por ser uma ferramenta muito poderosa vale a pena o esforço. É necessário um conhecimento básico de programação, pois comandos como for, if/else, while, etc. podem ser utilizados.

Uma das grandes vantagens do R é o fato de ser freeware e uma linguagem aberta e trabalhar com pacotes, que são contribuições feitas por usuários da linguagem com aplicações diferentes, rotinas novas ou até mesmo técnicas em desenvolvimento, isto é, bibliotecas com funções específicas. Isto tudo torna o R muito atual, pois é muito utilizado no meio acadêmico.

Como ferramenta gráfica o R é excelente. Demanda algum conhecimento e exploração das páginas de ajuda do programa, que são bem completas e explicativas. 

Foram criadas algumas interfaces para facilitar sua utilização comoEmacsVimjEditKateTinn-R GUI/Editor e o pacote R Commander.


Nenhum comentário:

Postar um comentário